Carregando conteúdo...

24/09/2014
OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTÃO ACONTECENDO ESTA SEMANA

Durante o dia de ontem (24) e hoje (25) está acontecendo na sala de reuniões da Amauc oficinas com os Comitês Diretores Locais, para apresentar as diretrizes e estratégias do Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.

            DATA PÓLO HORÁRIO
24/09/2014  Arabutã, Ipumirim, Lindóia do Sul e Irani 08h30min
24/09/2014 Seara, Itá, Paial, Arvoredo e Xavantina 13h30min
25/09/2014 Peritiba, Presidente Castello Branco, Jaborá, Ipira, Alto Bela Vista e Piratuba 08h30min
25/09/2014 Concórdia 13h30min

O trabalho para elaboração dos Planos está sendo desenvolvido pelo Consórcio Lambari desde o início do corrente ano para os 16 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

A equipe está elaborando a Meta 3 – Aspectos Gerais do Planejamento das Ações, que consiste na definição das diretrizes e estratégias. Esta Meta busca trabalhar com os diferentes aspectos dos resíduos sólidos, propondo arranjos regionais e propostas de gestão associada intermunicipal.

Entre os itens debatidos foram expostas algumas propostas, dentre elas: a implantação de aterros sanitários consorciados; central de compostagem e tratamento de resíduos. Outra alternativa discutida foi sobre os resíduos de saúde. A sugestão é licitar em conjunto a coleta e destinação deste resíduo.

Quanto aos resíduos da Política Reversa (pilha, lâmpadas, baterias, eletroeletrônico, pneus…), a proposta é envolver empresas já consolidadas na Região na busca por implantação de pontos de coleta e destinação final adequada destes resíduos (expansão dos serviços) ou criar política Regional para que haja o envolvimento do comércio e dos fabricantes destes produtos.

Para os resíduos da construção civil a proposta é que sejam tratados de forma conjunta para os 16 municípios com a utilização de tecnologia móvel para o seu tratamento e destinação final.                                                                                               – Envolver empresas já consolidadas na Região na busca por implantação de pontos de coleta e destinação final adequada destes resíduos; (expansão dos serviços)

– Criar política Regional para que haja o envolvimento do comércio e dos fabricantes destes produtos; (responsabilidade compartilhada, isenta o município de resolver

Outro ponto que foi apresentado diz respeito a elaboração de um programa intermunicipal de Educação Ambiental voltado aos resíduos sólidos, este programa deverá trabalhar com todos os eixos dos resíduos e, principalmente, ser CONTÍNUO. A proposta é que este programa seja realizado pelo CONSÓRCIO LAMBARI, que já desenvolve parte deste trabalho nos municípios consorciados.

 

O engenheiro Ambiental e coordenador do Plano, Marcos Borsatti, esclareceu que na Meta 4 cada proposta será detalhada e apresentado seus custo, para averiguar a viabilidade ou não de suas implantações.